Quem sou...!






Visitante!




Olá! Chamo-me Sérgio Iahaya dos Santos Daúde, tenho 38 anos, e sou cidadão português.
Sou natural de Moçambique, onde nascí, na cidade de Inhambane em 1971.

A minha família da parte da minha mãe é de ascendência portuguesa e da parte do meu pai de ascendência Goesa-Portuguesa.
Vim para Portugal em 1977,onde vivo desde os meus seis anos de idade e onde tenho vivido desde então....

Fiz parte os meus estudos primários na Escola Primária da Póvoa de Santo Adrião , onde viví de maio de 1978 até Março de 1983, altura em que me mudei, com a minha avó para Camarate onde vivo.
Em Camarate, estudei na Escola Secúndária Mário de Sá Carneiro (que na altura se chamava C+S de Camarate) até ao 7º ano de Escolaridade, que comcluí, na altura,tendo abandonado os Estudos após a conclusão daquele ano, já no início do ano lectivo seguinte para ir trabalhar, uma vez que a minha família lutava com dificuldades económicas.
Na Escola, no ensino secundário as disciplinas que eram o meu ponto forte eram as disciplinas de Português, Inglês, História, Geografia, E Ecónomia (no Curso Geral Nocturno).

Aos 18 anos frequentei um curso de Electromecãnico de Refrigeração, no Centro de Formação Profissional para o sector das pescas, no antigo edíficio da Escola Portuguesa de Pescas, que concluí com aproveitamento, e onde além dos conhecimetos pertinentes à refrigeração tive o meu primeiro contacto com a electricidade.Naquele curso além das disciplinas de Refrigeração, tanto Práctica como teórica, tive também as disciplinas de Inglês Técnico, de Expressão oral e escrita,Relaçõe Humanas,Física e química e matemática,desenho Técnico e Esquemático e Electricidade Teórica e Práctica. Entretanto nunca perdí o ensejo de voltar a estudar, e concúir o ensino Secúundário e assim, aos 19 anos matriculei-me num externato e concluí seis das nove disciplinas propostas do Curso Geral Nocturno, apenas ficando por concluir as disciplinas de Desenho, Matemática e física e Química.
Disciplinas que me faltavam para que concluísse o 9ºano de Escolaridade.

Entretanto alguns anos mais tarde,em 2000, tirei um curso de informática na Òptica do Utilizador na instituição de Formação Microáctil, onde além de aprender os conceitos básicos necessários para a utilização de um computador (windows) aprendí tambéma trabalhar com o sistema operativo MS Dos e com os programas do pacote Ms Office da Microsoft (Word, Excel, Powerpoint, Frontpage, Outlook,Publisher, Access e Photodraw). Conhecimentos que me auxiliaram imenso, pois permitiram que pudesse pelos meus próprios meios desenvolver competências e mobilidade na utilização de outras aplicações informáticas que em essência  e metodologia não diferem em muito
daquelas do Office da Microsoft.
Em 2001, tirei um curso de Técnico de Hardware na instituição de formação NHK, onde aprendí entre outras coisas a configurar, e instalar os sistemas operativos bem como os diversos elementos que compõem a parte física dos computadores (hardware), além de detectar e reparar avarias nos PCs. Um mês depois e como a Internet naquele tempo fosse uma novidade também tirei, na mesma instituição um curso de Internet que me deu uma noção geral da World Wide Web.
Em 2003, após uma "visita" ao Centro de Emprego, informei-me de que havia uma possibilidade de poder concluir o 9ºano em pouco tempo através de um programa de Revalidação e Certificação de Competências (RVCC), e naquele mesmo dia acudí àquele centro para me informar sobre o referido processo e inscrever-me.
Todo o processo demorou cerca de 3 meses, tendo sido facilitado pela minha frequência do Curso Geral Nocturno, doze anos antes, pois desse modo só tive fazer uama formação em cidadania e Profissionalidade e outra em Matemática para a vida. Foram também úteis para o processo as minas formações anteriores nas Técnologias de Informática e Comunicação.
Em 2005 Frequentei um curso de Verão de Inglês, no British Council de Lisboa, que me certificou como Upper Intermediate. Sempre gostei da língua inglesa, onde também depois de ter deixado o ensino formal, continuei desenvolver competências.
Além de estudar Inglês, também aprendí Espanhol (Castelhano) e estudei Catalão, por meios autodidáctas.
Nisto tem sido essencial a "ajuda" da Biblioteca do Instituto Cervantes de Lisboa, onde estou inscrito como leitor.

Mais recentemente em 2009 (este mesmo ano) concluí o processo de RVCC para o 12ºano na Escola Secundária de Camarate, situada no Bairro de Angola em Camarate.

Deparei-me é óbvio com algumas dificuldades, mas com algum estudo diligente da minha parte conseguí finalmente realizar o meu sonho de concluir o ensino secundário e atingir a minha meta.
Até agora na área laboral tenho feito um pouco de tudo,trabalhei como vigilante, como operador de loja e na área do ar condicionado como montador de condutas, embora a minha área, aquela na qual desenvolví mais competências tenha sido a área da Electricidade, e depois a da serralharia cívil.
Aproveitando os conhecimentos que aprendí no curso de Electromecânico de Refrigeração, fui também através de estudo autodidacta (socorrendo-me de manuais, e de documentação técnica e legal, informando-me e perguntando a outros que têm mais experiência do que eu sempre que necessário) e aprendido também da práctica ´de Electricidade no ramo da Indùstria da construção (nas obras em que tenho trabalhado) desenvolvendo competências nesta área, tendo trabalhado primeiro como Ajudante de electricista, e depois como Pré-Oficial e já algumas vezes como Oficial Electricista.


1 comentários:

Sergi disse...

Muito interessante Sergio, parabéns pelo seu trabalho, continua assim.

Enviar um comentário